Ciência Viva no Laboratório

Ocupação Científica de Jovens nas Férias (OCJF)

 

 

O futuro em aberto: diversidade e desafios da inserção dos jovens no mercado de trabalho

Descrição: Neste estágio iremos abordar o tema da empregabilidade juvenil e de como as mudanças observadas no mundo do trabalho têm tornado as transições para a vida adulta dos jovens mais complexas e problemáticas, sobretudo a transição da escola para o mercado de trabalho. O impacto da crise económica iniciada em 2008 veio ainda mais agravar esta situação, observando-se um aumento da taxa de desemprego e do trabalho precário, sobretudo entre os jovens.
Com base nos resultados de pesquisas desenvolvidas recentemente no Observatório Permanente da Juventude sobre empregabilidade jovem (a nível local, nacional e europeu), neste estágio vais aprender como se estuda a inserção dos jovens no mercado de trabalho e como se desenvolve um projeto de investigação sociológica. Verificarás, também, a importância da ciência para a melhoria da qualidade das políticas públicas na área da juventude.
Durante o estágio vais ter a oportunidade de ser investigador/a durante uma semana e desenvolver um pequeno projeto de investigação, acompanhando todas as etapas de um processo de pesquisa, desde a definição de um tema e das hipóteses de partida até à aplicação de alguns métodos e técnicas de investigação. A pesquisa bibliográfica, a construção e aplicação de um inquérito on-line, a análise de dados estatísticos e a técnica da entrevista farão parte do roteiro científico.
No final do estágio terás ainda a oportunidade de apresentar os resultados da tua investigação, aprendendo e experimentando algumas técnicas de divulgação científica, em powerpoint, infografia ou no formato de poster de conferência.
Observações: Estágio na área das Ciências Sociais.
Os participantes terão direito a almoço e lanche, bem como às deslocações necessárias no âmbito das visitas programadas.

Inscrições aqui

Verão ULisboa 2017 | Verão com as ciências sociais

Verão na ULisboa é uma iniciativa da Reitoria da ULisboa que proporciona a oportunidade a alunos do ensino secundário de conhecer e experimentar a vida académica durante uma semana no Verão.

A edição de 2017 decorreu entre 3 e 7 de julho (10.º, 11.º e 12.º anos), tendo os estudantes realizado atividades dinamizadas por sociólogos, antropólogos, cientistas políticos, geógrafos, psicólogos sociais e historiadores. As atividades incluíram uma visita ao Parlamento, visionamento e discussão de filmes e oficinas sobre redes sociais.

Programa: https://goo.gl/wZNSkN

 


 

Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias (OCJF)

 

As migrações internacionais de jovens em Portugal: de onde, para onde, porquê?

O programa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias (OCJF) proporciona aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica.

Em 2017, de 21 a 25 de Agosto o OPJ dinamizou o estágio intitulado “As migrações internacionais de jovens em Portugal: de onde, para onde, porquê?”.

Descrição: Portugal tem apresentado, nos últimos anos, um padrão misto de migração internacional. Ou seja, tem fluxos de imigração em simultâneo com fluxos de emigração, ainda que esta última esteja na agenda (mediática, de investigação, política) atualmente, por ser preponderante.
Com base em pesquisas sobre imigração e emigração, parte-se de uma apresentação daquele enquadramento, de conceitos e de fontes de dados (Observatório das Migrações, Observatório da Emigração, SEF, etc.), e pretende-se começar por fazer uma primeira reflexão sobre as diversas motivações, além das económicas, para os migrantes deixarem os seus locais de origem. Embora com incidência nas migrações de tipo voluntário, explora-se resumidamente a problemática dos refugiados.
As questões sobre as fases da vida em que tenderá mais a acontecer a migração, como é feita a gestão do processo de decisão e mudança e o que está em causa na integração, farão parte da abordagem à problemática, onde também haverá, sempre que seja possível com os dados disponíveis, uma particular incidência nos jovens.
Além das questões mais compreensivas, serão também apresentadas noções de construção de um guião de entrevista, de elaboração de questionários e de recolha de estatísticas e de pesquisa bibliográfica, instrumentos com os quais os estudantes poderão realizar uma investigação em grupo e obter resultados para divulgação posterior.

 

 

Verão ULisboa 2016 | Verão com as ciências sociais

O OPJ participou na edição de 2016 da iniciativa Verão na Ulisboa, com um programa de atividades intitulado “Verão com as ciências sociais”. Neste estiveram incluídas atividades de antropologia, sociologia, psicologia social, geografia humana, história e ciência política, dinamizadas por investigadores e doutorandos do ICS e tendo tido a participação de 15 alunos.

 

 

 

 

 

 

 

Verão ULisboa 2015 | Vem conhecer o mundo através das ciências sociais

A iniciativa Verão na ULisboa na sua edição de 2015 decorreu de 29 de Junho a 3 de Julho,  com um programa intitulado “Vem conhecer o mundo através das ciências sociais”,Quais são as novas profissões de sonho? Como se faz um mapeamento colaborativo? Quais os usos da História? Qual a participação política dos jovens? Será que todos temos um dark side? O que é que a história das nossas famílias nos diz sobre o passado?

Neste programa o participante irá integrar atividades de antropologia, sociologia, psicologia social, geografia humana, história e ciência política, ficando a conhecer melhor os temas abordados bem como o olhar específico de cada de ciência social.

 

 

 

 


 

Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias (OCJF) | Edição 2015

Em 2015, de 13 a 17 de Julho o OPJ dinamizou o estágio intitulado “Tornar profissões realidade: novas profissões nos horizontes juvenis”.

Descrição: As sociedades influenciam as escolhas profissionais dos jovens? Quais as tradicionais e as “novas profissões de sonho”? O que mudou? E qual o impacto dessas mudanças? Como é que os jovens que as escolhem se formam para exercer estas profissões? E como esperam que seja a sua inserção profissional? Com base nos resultados de um projecto de investigação desenvolvido em Portugal sobre futuros DJs, Modelos, Futebolistas e Chefes de Cozinha, vamos compreender como estudar juventudes, percursos de formação, inserções profissionais e profissões, e reflectir sobre as etapas de realização e potenciais impactos de uma investigação sociológica.

 

 

Verão ULisboa 2014 | Uma viagem pelas ciências sociais

Decorreu na semana entre 30 de Junho e 4 de Julho a iniciativa Verão na ULisboa, com um programa intitulado  “Uma viagem pelas ciências sociais” direcionado para estudantes do secundário.

O estágio teve como objectivo colocar os participantes em contato com as diferentes ciências sociais. Ao longo da semana os estudantes participaram em atividades dinamizadas investigadores do ICS. Entre as atividades realizadas incluíu-se a construção de um inquérito on-line, observação participante num bairro de Lisboa, a participação em estudos experimentais, visita à Biblioteca Nacional, à Torre do Tombo, ao Centro de Informação Urbana de Lisboa e ao Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica.

 

 

 

 

Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias (OCJF) | Edição 2013

 

No âmbito do programa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias (OCJF), promovida pela Agência Ciência Viva, decorreram, no ICS-U.Lisboa, entre os dias 19 e 23 de Agosto, o estágio “Consumos e Estilos de Vida de Estudantes do Ensino Secundário”.

Descrição: Neste estágio iremos abordar o tema dos consumos e estilos de vida dos estudantes do ensino secundário. Utilizando como ponto de partida um estudo similar feito junto da população universitária, o objectivo será o aprofundamento do conhecimento das práticas de bem-estar, saúde e lazer, bem como das prevalências e padrões de consumo (álcool, tabaco, drogas e alguns medicamentos) de alunos entre o 10º e 12º ano. O estágio irá proporcionar aos participantes a oportunidade de assumirem o papel de investigador durante uma semana e de desenvolverem em conjunto um pequeno projecto de investigação. Os candidatos seleccionado irão dessa forma acompanhar todas as etapas de um processo de pesquisa, incluindo a definição de um tema e de hipóteses de partida e a aplicação de alguns métodos e técnicas de investigação. A pesquisa bibliográfica, a construção e aplicação de um inquérito on-line, a análise de dados estatísticos e a técnica da entrevista farão parte do roteiro científico. No final, os jovens aprendizes irão apresentar os seus trabalhos a uma plateia de investigadores do Instituto de Ciências Sociais que com eles debaterão os resultados obtidos.

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