Teses de Doutoramento sobre Juventude em Portugal é uma base de dados bibliográficos organizada pelo OPJ, com o objectivo de recencear as teses de doutoramento sobre juventude defendidas nas Universidades Portuguesas e teses de doutoramento estrangeiras sobre a juventude em Portugal.

A base de dados está em permanente atualização e é acessível através da ferramenta de gestão bibliográfica Mendeley. Através desta ferramenta poderá consultar a listagem completa das teses, fazer pesquisas por palavras-chave e exportar a metainformação bibliográfica.

As teses incluídas na base de dados foram identificadas no Repositório Científico da Acesso Aberto de Portugal e em outros repositórios de Universidades portuguesas. A pesquisa foi feita a partir de palavras-chave relacionada com a temática da juventude, nomeadamente: jovem (jovens), juvenil (juvenis), juventude, estudante, aluno, adolescente e menor.

Com base nos resultados obtidos foram introduzidas na base de dados todas as teses que têm os jovens como objeto de análise, de todas as áreas científicas e defendidas a partir do ano de 2000. Trata-se de um trabalho em permanente atualização, sendo que mais teses defendidas neste período serão acrescentadas à base de dados de forma regular.

Para além do trabalho de recolha das teses, todas as obras na base de dados foram categorizadas com base em tags (etiquetas) temáticas de forma a classificá-las por tipo de documento, área científica, objeto e temáticas abrangidas. Estas tags foram definidas pelo OPJ e são transversais a todas as dissertações, independentemente da sua área científica. Para todas as teses é disponibilizado o resumo, as palavra-chave definidas pelo autor e olink para o repositório onde estão depositadas e onde poderão ser consultadas.