Ciclo de Debates Jovens, Novas Escolhas e Expetativas Profissionais
com base na projeção do documentário «Para além da fama: bastidores de novas “profissões de sonho”», realizado por Paula Vanina Cencig e Vitor Sérgio Ferreira. V. S. Ferreira e A. Raimundo (org.)

28-01-2016 | Escola Secundária D. Manuel Martins, Setúbal, debate com a participação de estudantes e professores dos cursos profissionais de Restauração do ensino secundário

21-01-2016 | Escola Básica Integrada Sophia de Mello Breyner, Carnaxide, debate com a participação de estudantes e professores dos cursos profissionais do Agrupamento Carnaxide-Portela

 

Participação em encontros, fóruns e outras iniciativas organizadas pela administração pública central e local, associações e outras entidades civis

01-06-2016 |  Modernidade. Conhecimento e reflexividade social. Ciclo de Seminários “Ciência, Educação e Democracia” organizado pelo Centro de Formação de Escolas António Sérgio. Lisboa, Escola Secundária D.Dinis, com a participação de Maria Manuel Vieira.

10-05-2016 | Geração Milénio: Quem São? Como Pensam? Como nos Adaptamos?.  Debate integrado na programação ETIC – Move 25 anos; ETIC; Cidade do evento: Lisboa / ETIC, com a participação de Vitor Sérgio Ferreira.

10-03-2016 | Infância, Juventude e Família. Workshop de debate e participação pública, organizado pela Rede Social de Lisboa, no âmbito da atualização do Diagnóstico Social de Lisboa 2015 e da preparação do Plano de Desenvolvimento Social de Lisboa 2016-2019; Vereação do Pelouro dos Direitos Sociais; Lisboa / Câmara Municipal de Lisboa, com a participação de Vitor Sérgio Ferreira.

Juventude e Políticas Públicas: Diálogos Portugal-Brasil

ICS-ULisboa – 10 de dezembro

Programa


Colóquio Tornar Profissões de Sonho Realidade: Transições para novos mundos profissionais atractivos aos jovens

1 e 2 de Julho

Colóquio de encerramento de projeto onde foram debatidos sonhos, expectativas e percursos juvenis em torno das ocupações de DJ, Chef de Cozinha, Modelo e Futebolista.

Cartaz e programa Site do projeto


GOVINT – Workshop sobre Desemprego Jovem Não Qualificado

11 de Março

O Fórum para a Governação Integrada, em parceria com o Observatório Permanente da Juventude do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, no âmbito do Grupo de Trabalho sobre Desemprego Jovem Não Qualificado, organizou um workshop com investigadores das áreas das ciências sociais para fazer o mapeamento da problemática do “desemprego jovem não qualificado” a partir de diferentes ângulos de abordagem.Programa

Escolhas de Portas Abertas: Tertúlia “Job Dreams Vs. Dream Jobs – a empregabilidade em tempos de crise”

19 de Julho

Com o intuito de dar a conhecer o que cada um dos seus 125 projetos faz localmente nas suas comunidades ao longo do ano, o Programa Escolhas tem apostado anualmente na realização da iniciativa Escolhas de Portas Abertas (EPA). Nos dias 19 e 20 de julho de 2014, mobilizando todos os projetos para um evento coletivoirá realizou-se o EPA na cidade de Lisboa, na Praça do Martim Moniz.O programa desta iniciativa, para além da mostra coletiva que decorreu nos diferentes stands dinamizados pelos projetos locais, contemplou ainda atuações de artistas e grupos em palco, bem como a dinamização de duas tertúlias relacionadas com a área de intervenção do Programa Escolhas, enquanto prática inovadora na área da intervenção social.

Vitor Sérgio Ferreira (OPJ/ICS-ULisboa)  participou na tertúlia “Job Dreams Vs. Dream Jobs – a empregabilidade em tempos de crise”, juntamente com os “Sons à Margem” e o Teatro Ibisco, os quais partilharam a sua experiência no terreno.


“Os Jovens e a Participação” – Fórum de Odemira 

28 de junho

Organizado pelo pelouro da juventude da Câmara Municipal de Odemira, ocorreu no passado dia 28 junho (Sabado), no âmbito do Fórum de Odemira, um painel em que se debateu com os jovens presentes o tema “Os Jovens e a Participação”.

O painel contou com a participação de:
Executivo da Câmara Municipal de Odemira

Observatório Permanente da Juventude (Drª Maria Manuel Vieira)

FederaçãoNacional das Associações Juvenis

Responsável pelo Orçamento Participativo Juvenil (JF de S.Teotónio).

Ciclo de Cinema 5 Dias/5 Filmes

 ICS-UL, 18 a 22 de Novembro 

Programa


Mesa de Diálogo de Estudos Contemporâneos sobre Juventude

5 de Novembro

No dia 5 de Novembro, teve lugar, no ICS-UL uma Mesa de Diálogo centrada em Estudos Contemporâneos sobre Juventude. A mesa controu com a participação de investigadores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia.

Programa 


Apresentação pública do estudo consumos e estilos de vida no ensino superior 

ULisboa – 24 de Setembro

Convite


Enconto “Juventude e Sociedade: Saberes, Formação  e intervenção”

19 Abril

O Observatório Permanente da Juventude (ICS-UL) recebeu no dia 19 de Abril, uma comitiva de professores e alunos catalães do mestrado interuniversitário em Juventude e Sociedade (Univ. Girona).

No âmbito dessa visita foi organizada uma sessão onde o foi apresentado o papel dos Observatórios do ICS-UL na divulgação científica, a atuação do Observatório Permanente da Juventude e as experiências de pós-graduação em Sociologia (ICS-UL) e em “Juventud y Sociedad” (Univ. Girona). Foram também debatidos alguns projectos em desenvolvimento na área da juventude em Portugal e na Catalunha.
Programa

Evento Nacional – Conhecer para Agir – Contributos para o Livro Branco da Juventude

17 Maio

A iniciativa Livro Branco sobre a Juventude, dinamizada pela SEDJ, visa mobilizar a participação juvenil e as instituições intervenientes das políticas de juventude na elaboração de um Documento a nível nacional que defina uma Estratégia Global e um plano de acção na área da Juventude.

Tais contributos foram discutidos publicamente num evento nacional de apresentação dessas conclusões, que o Observatório Permanente da Juventude – ICS-UL co-organizou, em articulação com a SEJD e o IPDJ, associando a este evento um workshop fechado de peritos.
Programa e composição das mesas

Relatório do evento

Lançamento do livro Jovens e Rumos

3 de Junho

Foi lançado, no dia 3 de Junho, a convite da Imprensa de Ciências Sociais e do Observatório Permanente da Juventude, o livro Jovens e Rumos, organizado por José Machado Pais, René Bendit e Vitor Sérgio Ferreira.

A obra foi apresentada por José Mário Silva, jornalista e crítico literário no semanário Expresso, e por Ricardo Araújo Pereira, humorista e cronista na revista Visão.

A sessão teve lugar no no Auditório Sedas Nunes do Instituto de Ciências Sociais, encerrando o Colóquio Olhares sobre os Jovens em Portugal: Saberes, Políticas, Acções, organizado pelo OPJ.
Aceda ao índice, introdução e vídeos da apresentação


Colóquio Olhares sobre os Jovens 

2 e 3 de Junho

Cartaz e informações

Programa detalhado

Programa competo e link para algumas das comunicações do Colóquio

Registo Fotográfico


Ciclo de Conferências para a Juventude – Casa Manuel Teixeira Gomes

6 Abril, 14 Maio e 18 Junho

Em comemoração do Ano Internacional da Juventude, o Município de Portimão, em parceria com o Observatório Permanente da Juventude, organizaram um ciclo de conferências com o objectivo de fomentar a compreensão e interpretação dos comportamentos e pensamento da juventude nos contextos escolar, social e familiar.

Cartaz


Casa Manuel Teixeira Gomes – Ciclo de Conferências para a JUVENTUDE

16 Abril, 14 Maio e 18 Junho de 2011

Em comemoração do Ano Internacional da Juventude, o Município de Portimão, em parceria com o Observatório Permanente da Juventude, organizou um ciclo de conferências com o objectivo de fomentar a compreenção e interpretação dos comportamentos e pensamento da juventude nos contextos escolar, social e familiar.

Programa

Seminário Internacional. Jovens, subjectividade e horizontes profissionais: criativização da profissão e profissionalização da criatividade

11 de Outubro de 2010 – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Organização: Vítor Sérgio Ferreira e José Machado Pais

Programa
14.30h – 16.30h
«Da inspiração romântica à colaboração situada: um diagrama da criatividade contemporânea» Maria Isabel Mendes de Almeida – Universidade Cândido Mendes | Rio de Janeiro
«Viver (d)o hip-hop: entre o amadorismo e a profissionalização» José Alberto Simões – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova
«Profissionalização e Criativização da Actividade de Tatuador» Vitor Sérgio Ferreira – Instituto de Ciências Sociais | Universidade de Lisboa
16.30h – Pausa
16.45h – 18.00h
«A Internet e a profissionalização da criatividade jovem» Ana Maria Nicolaci – Pontifícia Universidade Católica | Rio de Janeiro
«O mundo aos ‘quadradinhos’: o agir da obliquidade» José Machado Pais – Instituto de Ciências Sociais | Universidade de Lisboa


O Futuro em Aberto: (in)certezas e riscos nas escolhas escolares

Outubro 2010

Organização: Maria Manuel Vieira.

Folheto.


II Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação. Habitar a Escola e as suas Margens: geografias plurais em confronto
8-10 Setembro de 2010 – Instituto Politécnico de Portalegre

Organização: Maria Manuel Vieira (UL), José Resende (UNL), Mª Alice Nogueira (UFMG), Juarez Dayrell (UFMG), Alexandre Martins (IPP), António Calha (IPP).

Folheto.

Colóquio Internacional de Comemoração dos 20 anos do observatório Permanente da Juventude

Jovens e Rumos – Young People and Routes

27 e 28 de Fevereiro de 2009 Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Programa e resumos das comunicações.

Folheto.


I Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação. Família, Escola e Juventude: olhares cruzados Brasil/Portugal

19-21 Novembro de 2008 – Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais

Organização: Mª Alice Nogueira (UFMG), Juarez Dayrell (UFMG), Maria Manuel Vieira (UL), José Resende (UNL)


Workshop Internacional UP2Youth – Youth as Actor of Social Change

Novembro de 2007

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Organizado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Vitor Sérgio Ferreira e José Machado Pais) e pela IRIS (Institute for Regional Innovation and Social Research).

Folheto.


International Scientific Seminar. The Internationalisation of Elite Education: EDUC-ELITES

18-19 Maio de 2007 – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Organização: Agnés Van Zanten (CNRS) e Maria Manuel Vieira (ICS)

Programa.


Seminário OPJ. Crianças e jovens: trajectórias e modos de vida

26 de Março de 2007 -Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Organização: José Machado Pais e Vítor Sérgio Ferreira.

Programa.


Workshop Internacional Jovens, Temas da Actualidade e Agenda de Investigação: Dilemas e Desafios

Dezembro 2006 – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Organização: José Machado Pais e Vítor Sérgio Ferreira.

Programa.


Seminário Internacional. Escola e Modernidades: da regulação ao risco

17-19 Março de 2005 – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Organização: Maria Manuel Vieira (ICS), Ana Bela Moura e Silva, Ana Maria Ribeiro, Ana Nunes de Almeida, Bruno Dionísio, José Resende, Lia Almeida


Seminário OPJ. Juventudes: reflecções teórico-metodológicas

14 de Fevereiro 2006

Organização: José Machado Pais e David Cairns

Programa.


4º meeting do Projecto “Family and Transitions in Europe

Julho de 2003

Projecto “Family and Transitions in Europe, projecto apoiado pela Comuniade Europeia (Programa “Improving the Socio-Economic Knowledge Base” – IHP-KA1-00-1), Centro Cultural de Belém, Lisboa, Julho de 2003.


4º meeting do Projecto Youth Policy and Participation

Março de 2002

4º meeting do Projecto Youth Policy and Participation. Potentials of participation and informal learning in young people’s transitions to the labour market. A comparative analysis in ten European regions, apoiado pela Comuniade Europeia (Programa “Improving the Socio-Economic Knowledge Base” – IHP-KA1-00-1), Estoril, Março de 2002.

Youth and History. A comparative european project on historical consciousness among teenagers

Julho de 1998 – Instituto de Ciências Sociais, Julho de 1998


Conferência Internacional Lifelong Learning in Europe: differences and Divisions. Strategies of Social Integration and Individual Learning Biographies

Maio de 1998-Costa da Caparica

Conferência Internacional Lifelong Learning in Europe: differences and Divisions. Strategies of Social Integration and Individual Learning Biographies, com o apoio do Instituto de Ciências Sociais e da EGRIS (European Group for Integrated Social Research)


1º TSER-meeting, com o apoio da EGRIS (European Group for Integrated Social Research)

Abril de 1998-Centro Cultural de Belém

1º TSER-meeting, com o apoio da EGRIS (European Group for Integrated Social Research), no quadro do projecto internacional Misleading Trajectories? Evaluation of Employment Policies for Young Adults regarding non-intended effects of social exclusion, projecto apoiado pela Comunidade Europeia (Programa TSER – Targeted Socio-Economic Research Programme).


Congresso Internacional Growing Up Between Centre and Periphery

Maio de 1996 – Fundação Gulbenkian

Congresso Internacional Growing Up Between Centre and Periphery, organizado pelo ICS e pelo Research Committee 34 (Sociology of Youth) da Associação Internacional de Sociologia.


Seminário A Juventude Portuguesa: Situações, Problemas, Aspirações

Fevereiro de 1989 – Fundação Calouste Gulbenkian

Seminário A Juventude Portuguesa: Situações, Problemas, Aspirações, organizado pelo Instituto da Juventude e pelo Instituto de Ciências Sociais.