Nas sociedades contemporâneas, a escola assume um lugar central nos processos e dinâmicas sociais aí presentes. Nela se cruzam boa parte das questões que interpelam a modernidade – das desigualdades sociais às questões de género, da democracia às questões da cidadania, da integração à exclusão social, da constituição de afinidade electivas e de grupos à construção social de identidades.
Justamente, pelo seu carácter obrigatório e universal junto dos mais novos, a escola contribuiu activamente para a emergência, consolidação e prolongamento da «juventude» como fase de vida e condição social. Hoje, porém, a aprendizagem deixou de ser um exclusivo desta fase de vida, ao mesmo tempo que a condição juvenil não se esgota no estatuto de aluno. Ser jovem, actualmente, é um tempo da vida cada vez mais indeterminado e plural, que vai muito além do espaço educativo. Na escola ou fora dela, o universo juvenil afirma-se activamente e refracta-se numa pluralidade de experiências, culturas e transições, protagonizadas em diferentes colectivos.
Os workshops “Juventude, escola e modernidade” visam assim estimular a discussão sobre a actual complexidade e pluralidade dos mundos juvenis, promovendo o encontro de diferentes abordagens (disciplinares, metodológicas, temáticas) que contribuam para um entendimento alargado e enriquecido acerca dos processos educativos e de transição juvenis.
Coordenação: Maria Manuel Vieira e Vítor Sérgio Ferreira
PROGRAMAÇÃO
29 de Junho, 15:00 (sala 2)
Título: Diversidade Sexual: desafios para a prática de Psicólogas (os) na escola
Carmedite Silva (Universidade Estadual de Feira de Santana- Salvador-Bahia-Brasil; Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa)
13 de Abril, 15:00 (sala 2)
Título: Fazendo género no recreio
Maria do Mar Pereira (Universidade de Warwick)
13 de Janeiro, 14:30 (sala 2)
Título: Trabalho docente entre os professores de sociologia no ensino médio brasileiro
Marco Aurélio Pedrosa de Melo (Universidade Federal de Goiás – Goiânia/Brasil)
25 de Novembro, 14:30 (sala 1)
Maria Manuela Mendes (FA-UL e CIES-IUL)
10 de Dezembro, 2014
Francisco Simões (CIS-ISCTE-IUL)
26 de Novembro, 2014
Título: Motivos de abandono universitario en el ámbito de las ciencias sociales
Ana María López Medialdea (Univ. Pabro de Olavide – Sevilla)
7 de Maio, 2014
Título: Investigación y formación docente en contextos rurales e interculturales en el noroeste de Argentina
Ana de Anquín (Universidade Nacional de Salta)
23 de Abril, 14h30
Título: Jovens estudantes universitários e seus professores: como interagem?
Ivar César Oliveira de Vasconcelos (Universidade Católica de Brasília)
26 de Fevereiro, 17h30
Título:Os resultados dos alunos portugueses no PISA 2012: Uma Perspectiva Comparada
Hugo Mendes (CESNOVA)
22 de Janeiro, 14h30
Título: Injustiça(s) nas escolas: o olhar dos alunos
José Manuel Resende (CESNOVA/FCSH-UNL) e Luís Gouveia (CESNOVA-UNL)
15 de Janeiro, 14h30
Título: A entrevista narrativa: uma experiência de pesquisa com professores/as indígenas
Karla Cunha Pádua (Professora na FaE-UEMG, Investigadora Visitante no ICS-UL)
23 de Outubro 2013, 14h30
Título: Cuidado do corpo, sociabilidades juvenis e ações discriminatórias em contexto escolar
David Beirante (CESNOVA-UNL)
26 de Junho, 17h30
Miguel Chaves (FCSH-UNL/Cesnova)
Título: Homogeneidade e heterogeneidade das aspirações dos jovens graduados diante do “mundo do trabalho”
07 Maio, 17h30
Benedita Melo, IE-UL
Título: Como se pode construir uma escola justa? Discursos da imprensa escrita de referência em análise
10 Abril 2013, 17h30
Luís Gouveia (CesNova)
Título: A difícil arte de composição do trabalho docente: os constrangimentos da acção de proximidade na escola “governada por normas estandardizadas”
27 Março 2013, 17h30
Rachel Almeida (PUC) e Stefan Klein (Observatório da Vida Estudantil, Universidade de Brasília)
Título: Reconhecendo os atuais alunos da Universidade de Brasília: configurações de diversidade e assimetrias
20 Fevereiro 2013, 17h30
Eliene Gomes (Universidade de Brasília)
Título: Produção do conhecimento sobre meio ambiente nas instituições de ensino superior
14 Fevereiro 2013, 17h30
Vítor Sérgio Ferreira (ICS-UL)
Título:Instrumentos de recolha de dados sobre novos sonhos e trajectórias profissionais juvenis
7 Janeiro 2013, 17h30
Maria Manuel Vieira (ICS-UL) e Vanessa Petró (Universidade Federal de Rio Grande do Sul)
Título: Retomar os estudos, contrariar o destino? Análise do perfil dos estudantes do programa Maiores de 23 na Universidade de Lisboa
3 Dezembro 2012, 17h30
Mónica Truninger (ICS-UL)
Título: A evolução do sistema de refeições escolares em Portugal (1933-2012)
5 Novembro 2012, 17h30
Vítor Sérgio Ferreira (ICS-UL)
Título: A credenciação da “vocação” artística: valências da passagem pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
8 de Outubro 2012, 17h30
Ana Maria Nogales, Ignez Ferreira e Nelba Penna (Universidade de Brasília)
Título: Violência urbana: a vulnerabilidade dos jovens da periferia das cidades
17 de Setembro 2012, 17h30
Gustavo Monzeli (Universidade Federal de São Carlos – Brasil)
Título: Entre laços e nós: juventude e tranvestilidade em uma cidade do interior do Estado de São Paulo
24 Outubro de 2011, 14h30-16h
Benedita Melo (IE-UL)
Título: Escolhas escolares e opções profissionais – o papel da escola, da família e dos media
19 Dezembro de 2011, 14h30-16h
José Resende e Pedro Caetano
Título: A arte de fazer a medida: o julgamento dos professores em contextos de avaliação escolar
13 Fevereiro de 2012, 14h30-16h
Bruno Dionísio
Título: “o que os orientadores fazem com os alunos…trabalho de preparação para uma carreira de escolhas”
19 de Março de 2012, 14h30-16h
António Calha
Título: O “embelezamento de si” nos relatos autobiográficos da experiência escolar produzidos no âmbito do processo RVCC
23 de Abril de 2012, 14h30-16h
Ângela Carneiro
Título: Verso e reverso – práticas de escolhas profissionais de jovens na contemporaneidade
21 Maio de 2012, 14h30-16h
Maria Manuel Vieira, Natália Alves, Ana Nunes de Almeida
Título: Individuation through education: the experience of the 1rst year university students
11 de Junho de 2012, 14h30-16h (acesso livre)
Teresa Seabra
Título: Diferenciação ou exclusão?: avaliação de medidas em curso na escolaridade básica