Nas sociedades contemporâneas, a escola assume um lugar central nos processos e dinâmicas sociais aí presentes. Nela se cruzam boa parte das questões que interpelam a modernidade – das desigualdades sociais às questões de género, da democracia às questões da cidadania, da integração à exclusão social, da constituição de afinidade electivas e de grupos à construção social de identidades.

Justamente, pelo seu carácter obrigatório e universal junto dos mais novos, a escola contribuiu activamente para a emergência, consolidação e prolongamento da «juventude» como fase de vida e condição social. Hoje, porém, a aprendizagem deixou de ser um exclusivo desta fase de vida, ao mesmo tempo que a condição juvenil não se esgota no estatuto de aluno. Ser jovem, actualmente, é um tempo da vida cada vez mais indeterminado e plural, que vai muito além do espaço educativo. Na escola ou fora dela, o universo juvenil afirma-se activamente e refracta-se numa pluralidade de experiências, culturas e transições, protagonizadas em diferentes colectivos.

Os workshops “Juventude, escola e modernidade” visam assim estimular a discussão sobre a actual complexidade e pluralidade dos mundos juvenis, promovendo o encontro de diferentes abordagens (disciplinares, metodológicas, temáticas) que contribuam para um entendimento alargado e enriquecido acerca dos processos educativos e de transição juvenis.

Coordenação: Maria Manuel Vieira e Vítor Sérgio Ferreira

 

PROGRAMAÇÃO


29 de Junho, 15:00 
(sala 2)

Título: Diversidade Sexual: desafios para a prática de Psicólogas (os)  na escola

Carmedite Silva (Universidade Estadual de Feira de Santana- Salvador-Bahia-Brasil; Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa)


13 de Abril, 15:00 
(sala 2)

Título: Fazendo género no recreio

Maria do Mar Pereira (Universidade de Warwick)

 

13 de Janeiro, 14:30 (sala 2)

Título: Trabalho docente entre os professores de sociologia no ensino médio brasileiro

Marco Aurélio Pedrosa de Melo (Universidade Federal de Goiás – Goiânia/Brasil)

25 de Novembro, 14:30 (sala 1)

Título: Nos interstícios das sociedades plurais e desigualitárias: novos dados sobre a situação social dos jovens Ciganos Portugueses

Maria Manuela Mendes (FA-UL e CIES-IUL)

 

10 de Dezembro, 2014

Título: A tutoria escolar como fator promotor do sucesso escolar e do bem-estar de jovens: impactos de uma prática

Francisco Simões (CIS-ISCTE-IUL)

 

26 de Novembro, 2014
Título: Motivos de abandono universitario en el ámbito de las ciencias sociales

Ana María López Medialdea (Univ. Pabro de Olavide – Sevilla)

 

7 de Maio, 2014

Título: Investigación y formación docente en contextos rurales e interculturales en el noroeste de Argentina

Ana de Anquín (Universidade Nacional de Salta)


23 de Abril, 14h30

Título: Jovens estudantes universitários e seus professores: como interagem?

Ivar César Oliveira de Vasconcelos (Universidade Católica de Brasília)

 

26 de Fevereiro, 17h30

Título:Os resultados dos alunos portugueses no PISA 2012: Uma Perspectiva Comparada

Hugo Mendes (CESNOVA)

 

22 de Janeiro, 14h30

Título: Injustiça(s) nas escolas: o olhar dos alunos

José Manuel Resende (CESNOVA/FCSH-UNL) e Luís Gouveia (CESNOVA-UNL)

 

15 de Janeiro, 14h30

Título: A entrevista narrativa: uma experiência de pesquisa com professores/as indígenas

Karla Cunha Pádua (Professora na FaE-UEMG, Investigadora Visitante no ICS-UL)


23 de Outubro 2013, 14h30

Título: Cuidado do corpo, sociabilidades juvenis e ações discriminatórias em contexto escolar

David Beirante (CESNOVA-UNL)

 

26 de Junho, 17h30

Miguel Chaves (FCSH-UNL/Cesnova)

Título: Homogeneidade e heterogeneidade das aspirações dos jovens graduados diante do “mundo do trabalho”


07 Maio, 17h30

Benedita Melo, IE-UL

Título: Como se pode construir uma escola justa? Discursos da imprensa escrita de referência em análise

 

10 Abril 2013, 17h30

Luís Gouveia (CesNova)

Título: A difícil arte de composição do trabalho docente: os constrangimentos da acção de proximidade na escola “governada por normas estandardizadas”

 

27 Março 2013, 17h30

Rachel Almeida (PUC) e Stefan Klein (Observatório da Vida Estudantil, Universidade de Brasília)

Título: Reconhecendo os atuais alunos da Universidade de Brasília: configurações de diversidade e assimetrias

 

20 Fevereiro 2013, 17h30

Eliene Gomes (Universidade de Brasília)

Título: Produção do conhecimento sobre meio ambiente nas instituições de ensino superior

 

14 Fevereiro 2013, 17h30

Vítor Sérgio Ferreira (ICS-UL)

Título:Instrumentos de recolha de dados sobre novos sonhos e trajectórias profissionais juvenis

 

7 Janeiro 2013, 17h30

Maria Manuel Vieira (ICS-UL) e Vanessa Petró (Universidade Federal de Rio Grande do Sul)

Título: Retomar os estudos, contrariar o destino? Análise do perfil dos estudantes do programa Maiores de 23 na Universidade de Lisboa

 

3 Dezembro 2012, 17h30

Mónica Truninger (ICS-UL)

Título: A evolução do sistema de refeições escolares em Portugal (1933-2012)


5 Novembro 2012, 17h30

Vítor Sérgio Ferreira (ICS-UL)

Título: A credenciação da “vocação” artística: valências da passagem pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

 

8 de Outubro 2012, 17h30

Ana Maria Nogales, Ignez Ferreira e Nelba Penna (Universidade de Brasília)

Título: Violência urbana: a vulnerabilidade dos jovens da periferia das cidades

 

17 de Setembro 2012, 17h30

Gustavo Monzeli (Universidade Federal de São Carlos – Brasil)

Título: Entre laços e nós: juventude e tranvestilidade em uma cidade do interior do Estado de São Paulo

 

24 Outubro de 2011, 14h30-16h

Benedita Melo (IE-UL)

Título: Escolhas escolares e opções profissionais – o papel da escola, da família e dos media

 

19 Dezembro de 2011, 14h30-16h

José Resende e Pedro Caetano

Título: A arte de fazer a medida: o julgamento dos professores em contextos de avaliação escolar

 

13 Fevereiro de 2012, 14h30-16h

Bruno Dionísio

Título: “o que os orientadores fazem com os alunos…trabalho de preparação para uma carreira de escolhas”

 

19 de Março de 2012, 14h30-16h
António Calha

Título: O “embelezamento de si” nos relatos autobiográficos da experiência escolar produzidos no âmbito do processo RVCC

 

23 de Abril de 2012, 14h30-16h

Ângela Carneiro

Título: Verso e reverso – práticas de escolhas profissionais de jovens na contemporaneidade

 

21 Maio de 2012, 14h30-16h

Maria Manuel Vieira, Natália Alves, Ana Nunes de Almeida

Título: Individuation through education: the experience of the 1rst year university students

 

11 de Junho de 2012, 14h30-16h (acesso livre)

Teresa Seabra

Título: Diferenciação ou exclusão?: avaliação de medidas em curso na escolaridade básica