Acidente de viação: Acontecimento fortuito, súbito e anormal ocorrido na via pública em consequência da circulação rodoviária, de que resultem vítimas ou danos materiais, quer o veículo se encontre ou não em movimento (inclusivamente à entrada ou saída para o veículo e ou no decurso da sua reparação ou desempanagem).

Acidentes em transporte: qualquer acidente que envolva um dispositivo concebido principalmente para o transporte de pessoas ou mercadorias de um local para outro, ou que esteja a ser utilizado nesse momento.

Autodanos intencionais:  intoxicação ou lesão deliberadamente autoinfligidas e suicídio (tentado).

Doenças crónicas: doenças que têm uma ou mais das seguintes características: são permanentes, produzem incapacidade/deficiências residuais, são causadas por alterações patológicas irreversíveis, exigem uma formação especial do doente para a reabilitação, ou podem exigir longos períodos de supervisão, observação ou cuidados.

Estado de saúde declarado pelo próprio: avaliação global da sua saúde em geral pelo inquirido. É, por definição, subjetiva e espera-se que inclua diferentes dimensões da saúde, tais como sintomas psicológicos e físicos.

Índice de massa corporal (IMC): medida do peso de uma pessoa em relação à altura que correlaciona bastante bem com a gordura corporal. O IMC é aceite como o indicador mais útil da obesidade em adultos quando apenas estão disponíveis dados relativos ao peso e à altura.

O IMC é calculado dividindo o peso corporal (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado. Para classificar o IMM em quatro categorias, utilizam-se as seguintes subdivisões: <18.5: baixo peso; ≥ 18.5 e < 25: peso normal; ≥ 25 e < 30: pré-obesos (com exclusão dos obesos); ≥ 30: obeso.

Grupos de rendimento: o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (EU-SILC) considera diferentes grupos de rendimento que dividem a população em grupos iguais: mediana (dois grupos); tercil (três grupos iguais); quartil (quatro grupos); quintil (cinco grupos); decil (dez grupos); percentil (100 grupos). No caso dos quintis, os dados (de cada pessoa) são ordenados de acordo com o valor do rendimento disponível total equivalente. São encontrados quatro pontos de corte (os chamados pontos de corte do quintil) de rendimento, dividindo a população em cinco grupos igualmente representados por 20% de indivíduos cada: Grupo do primeiro quintil de rendimento; segundo grupo de quintil de rendimento; terceiro grupo de quintil de rendimento; quarto grupo de quintil de rendimento; quinto grupo de quintil de rendimento. O grupo do primeiro quintil representa 20% da população com renda mais baixa e o grupo do quinto quintil representa 20% da população com renda mais alta. Para informação mais detalhada consultar: https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=EU_statistics_on_income_and_living_conditions_(EU-SILC)_methodology_%E2%80%93_concepts_and_contents#Income_quantile

Taxa bruta de mortalidade: número de óbitos observado durante um determinado período de tempo, normalmente um ano civil, por uma determinada causa de morte, referido à população média desse período (expressa em número de óbitos por 100 000 habitantes).

Taxa de mortalidade infantil: rácio entre o número de óbitos de crianças nascidas no domicílio com menos de um ano e o número de nados-vivos num determinado ano. O valor é expresso por 1 000 nados-vivos.

Taxa de obesidade: percentagem de indivíduos com excesso de peso segundo o índice de massa corporal (IMC).

Fonte: Organização Mundial de Saúde, Plano Nacional de Saúde, OMS Classificação Internacional das Causas de Morte, INE-Metainformação, Eurostat-Metainformação.