MUNDOS JUVENIS

A par dos mundos que lhe eram tradicionais, os jovens de hoje movem-se por entre uma diversidade intrincada de mundos sociais, articulados em rede mas não raras vezes atravessados por lógicas incoerentes e até divergentes. No contexto de formações sociais altamente diferenciadas e fragmentadas, as instituições outrora determinantes no planeamento das vidas dos jovens, como a família e a escola, têm visto questionados os seus papéis tradicionais, repartindo o seu poder de influência com outras estruturas de sociabilidade. Estes novos mundos juvenis emergiram e multiplicam-se nos quotidianos dos jovens com base na partilha de valores e práticas estéticas, culturais, religiosas ou políticas, de consumo, de lazer, profissionais ou educativas, associadas a condições de classe, de género, de etnicidade, de bairro, entre muitas outras.
Descobrir os mundos de vida dos jovens de hoje, as vivências e as consequências biográficas desses seus lugares quotidianos, é o objetivo primeiro destes seminários do Observatório Permanente da Juventude.
Coordenação: Maria Manuel Vieira e Vítor Sérgio Ferreira
JUVENTUDE, ESCOLA E MODERNIDADE
Nas sociedades contemporâneas, a escola assume um lugar central nos processos e dinâmicas sociais aí presentes. Nela se cruzam boa parte das questões que interpelam a modernidade – das desigualdades sociais às questões de género, da democracia às questões da cidadania, da integração à exclusão social, da constituição de afinidade electivas e de grupos à construção social de identidades.
Justamente, pelo seu carácter obrigatório e universal junto dos mais novos, a escola contribuiu activamente para a emergência, consolidação e prolongamento da «juventude» como fase de vida e condição social. Hoje, porém, a aprendizagem deixou de ser um exclusivo desta fase de vida, ao mesmo tempo que a condição juvenil não se esgota no estatuto de aluno. Ser jovem, actualmente, é um tempo da vida cada vez mais indeterminado e plural, que vai muito além do espaço educativo. Na escola ou fora dela, o universo juvenil afirma-se activamente e refracta-se numa pluralidade de experiências, culturas e transições, protagonizadas em diferentes colectivos.
Os workshops “Juventude, escola e modernidade” visam assim estimular a discussão sobre a actual complexidade e pluralidade dos mundos juvenis, promovendo o encontro de diferentes abordagens (disciplinares, metodológicas, temáticas) que contribuam para um entendimento alargado e enriquecido acerca dos processos educativos e de transição juvenis.
Coordenação: Maria Manuel Vieira e Vítor Sérgio Ferreira
JOVENS NO TERRENO: PROJECTOS E INTERVENÇÕES

Não raras vezes, são iniciativas que ficam na invisibilidade, ou cujo reconhecimento vai pouco além da respectiva área de actuação. No sentido de (dar a) conhecer o que se vai fazendo no terreno com e/ou junto da população jovem, os seminários “Jovens no Terreno: práticas e intervenções” pretendem promover um espaço público de divulgação e discussão colectiva sobre projectos que têm jovens como empreendedores e/ou público-alvo.