MUNDOS JUVENIS
 

A par dos mundos que lhe eram tradicionais, os jovens de hoje movem-se por entre uma diversidade intrincada de mundos sociais, articulados em rede mas não raras vezes atravessados por lógicas incoerentes e até divergentes. No contexto de formações sociais altamente diferenciadas e fragmentadas, as instituições outrora determinantes no planeamento das vidas dos jovens, como a família e a escola, têm visto questionados os seus papéis tradicionais, repartindo o seu poder de influência com outras estruturas de sociabilidade. Estes novos mundos juvenis emergiram e multiplicam-se nos quotidianos dos jovens com base na partilha de valores e práticas estéticas, culturais, religiosas ou políticas, de consumo, de lazer, profissionais ou educativas, associadas a condições de classe, de género, de etnicidade, de bairro, entre muitas outras.

Descobrir os mundos de vida dos jovens de hoje, as vivências e as consequências biográficas desses seus lugares quotidianos, é o objetivo primeiro destes seminários do Observatório Permanente da Juventude.

Coordenação: Maria Manuel Vieira e Vítor Sérgio Ferreira


JUVENTUDE, ESCOLA E MODERNIDADE

Nas sociedades contemporâneas, a escola assume um lugar central nos processos e dinâmicas sociais aí presentes. Nela se cruzam boa parte das questões que interpelam a modernidade – das desigualdades sociais às questões de género, da democracia às questões da cidadania, da integração à exclusão social, da constituição de afinidade electivas e de grupos à construção social de identidades.

Justamente, pelo seu carácter obrigatório e universal junto dos mais novos, a escola contribuiu activamente para a emergência, consolidação e prolongamento da «juventude» como fase de vida e condição social. Hoje, porém, a aprendizagem deixou de ser um exclusivo desta fase de vida, ao mesmo tempo que a condição juvenil não se esgota no estatuto de aluno. Ser jovem, actualmente, é um tempo da vida cada vez mais indeterminado e plural, que vai muito além do espaço educativo. Na escola ou fora dela, o universo juvenil afirma-se activamente e refracta-se numa pluralidade de experiências, culturas e transições, protagonizadas em diferentes colectivos.

Os workshops “Juventude, escola e modernidade” visam assim estimular a discussão sobre a actual complexidade e pluralidade dos mundos juvenis, promovendo o encontro de diferentes abordagens (disciplinares, metodológicas, temáticas) que contribuam para um entendimento alargado e enriquecido acerca dos processos educativos e de transição juvenis.

Coordenação: Maria Manuel Vieira e Vítor Sérgio Ferreira


JOVENS NO TERRENO: PROJECTOS E INTERVENÇÕES
Os jovens têm sido sujeitos a variadas formas de intervenção social, mas também, cada vez mais, sujeitos de múltiplas acções e projectos, no âmbito de iniciativas públicas, de organizações não-governamentais, associações ou grupos de natureza mais informal.

Não raras vezes, são iniciativas que ficam na invisibilidade, ou cujo reconhecimento vai pouco além da respectiva área de actuação. No sentido de (dar a) conhecer o que se vai fazendo no terreno com e/ou junto da população jovem, os seminários “Jovens no Terreno: práticas e intervenções” pretendem promover um espaço público de divulgação e discussão colectiva sobre projectos que têm jovens como empreendedores e/ou público-alvo.