Duração: 14-09-2020 a 28-09-2023
Financiamento: European Commission – Research Executive Agency (EC-REA) – Horizon Europe Pillar 1 – Excellent Science: Marie Skłodowska-Curie Actions, ao abrigo do GA Nº 892010
Coordenação: Carolina Silva (ICS- ULisboa), Vitor Sérgio Ferreira (ICS – ULisboa)
Rede: Colaboração com o Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia (PT), Museu Reina Sofia (ES) e Tate (UK)
Sumário: Este projeto tem como objetivo investigar os programas educativos e de formação profissional para jovens em museus de arte contemporânea, e como é que estas iniciativas promovem o empoderamento dos jovens e oportunidades de carreira no sector criativo. Com enfoque na viragem emergente em museus de arte contemporânea na Europa para programas que oferecem aos jovens formação profissional, o projeto irá analisar o potencial de uma estrutura de programação por etapas para envolver este grupo etário, uma vez que esta oferece aos participantes distintos pontos de acesso à vida dos museus, assim como novas possibilidades para o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional fora da educação formal.
Usando uma abordagem de investigação participativa, o projeto foca-se num estudo de caso piloto a ser codesenvolvido com um grupo de jovens e o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (maat) em Lisboa, analisado em paralelo com outros programas pioneiros para jovens em museus em Portugal, Espanha, e Reino Unido.
Os resultados esperados incluem um entendimento mais aprofundado sobre os interesses socioculturais dos jovens: as suas perceções, motivações e expectativas sobre arte e museus; e como é que programas continuados para jovens podem informar a programação futura dos museus para este grupo etário.
Duração: 24-06-2020 a 31-05-2021
Financiamento: Fundação Calouste Gulbenkian
Coordenação: Fórum Gulbenkian Futuro
Equipa: Pedro Magalhães (ICS- ULisboa), Patrício Costa, Edna Costa, Isabel Menezes, Patrícia Silva, Pedro Ferreira
Rede: Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP), que foi responsável pelas entrevistas e pelo trabalho de campo, e pelos Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto (CIIE), Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro (GOVCOPP), Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS) e Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho (ICVS), que foram conjuntamente responsáveis pela análise e tratamento de dados, bem como pela elaboração conjunta dos relatórios finais.
Sumário: Os estudos existentes sobre a participação política dos jovens em Portugal pintam um quadro pessimista sobre os seus baixos níveis de envolvimento político, seja em termos comparativos seja em termos evolutivos. Mas será mesmo assim? Neste projeto, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, baseamo-nos nos estudos já existentes para alargar e aprofundar o seu enfoque. Este projeto tem cinco componentes principais:
- Análise de dados secundários baseada em estudos comparativos já existentes, especialmente o European Social Survey;
- Um inquérito original da população portuguesa com 15 ou mais anos, com sobreamostragem dos jovens (15-24) e dos “jovens adultos” (25-34);
- Um estudo baseado num grande conjunto de entrevistas a membros de organizações juvenis, de cariz partidário e cívico;
- Um estudo de formas emergentes de participação, através da etnografia online de coletivos ativistas de diferentes partes do país e com distintos posicionamentos políticos;
- Um estudo recorrendo a focus groups realizados com jovens ativistas de oito coletivos com um vasto leque de orientações: nacionalismo, anti-fascismo, ambiente e alterações climáticas, igualdade de género, temas LGBTQ+ e estudantis.
Relatório Síntese: https://cdn.gulbenkian.pt/wp-content/uploads/2022/03/Relatorio-Sintese-PT-final.pdf
website: https://gulbenkian.pt/forum-futuro/participacao-politica-dos-jovens-em-portugal/
Duração: 01-11-2020 a 30-06-2022
Financiamento: Fundação Calouste Gulbenkian
Coordenação: Pedro Alcântara da Silva, Joaquim António Machado Caetano, Rute Borrego, Elsa Lavado, Cecília Lázaro, João Limão, Sérgio Moreira, Jussara Rowland, Natacha Torres da Silva
Rede: Fundação Calouste Gulbenkian; Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD);Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P.); Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCM);Banco Santander Totta, S.A
Sumário: O projeto Saúde e Estilos de Vida no Ensino Superior em Portugal (ES+Saúde) pretende caracterizar o estado de saúde e de bem-estar dos estudantes do ensino superior, bem como os comportamentos e atitudes promotores de saúde e prevenção da doença associados a mudanças de estilo de vida nesta etapa da vida, tais como hábitos de estudo, exercício físico, alimentação e sono, acesso a cuidados de saúde, consumos de substâncias e comportamentos aditivos, entre outros, tendo em consideração fatores socioeconómicos, de género, origem social e geográfica, curso e nível de ensino. O estudo basear-se-á num inquérito por questionário aplicado a uma amostra probabilística estratificada e por aglomerados, que garanta a representatividade do universo dos estudantes do 1º e 2º ciclo do ensino superior público em Portugal de cada uma das 15 Universidades e de cada um dos 15 Institutos Superiores Politécnicos e 5 escolas superiores não integradas.
Duração: 2019 a 2025
Financiamento: Programa Estímulo ao Emprego Científico 2017, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Sociologia-CEECIND/01198/2017)
Coordenação: Ana Sofia Ribeiro (ICS-ULisboa)
Sumário: “As catástrofes ambientais são cada vez mais comuns e intensas, confirmando o risco como tema central nas sociedades contemporâneas. O verão de 2017 trouxe a Portugal uma nova geração de incêndios de larga escala, já vistos noutros cenários, que expuseram a vulnerabilidade das comunidades e territórios da zona centro do país e tornaram evidentes as desigualdades existentes entre as áreas urbanas e litorais, e o interior, despovoado e carente de recursos. No atual contexto de quebra demográfica, os jovens assumem particular relevância nos territórios rurais, pois a sua presença (caso decidam neles permanecer) garante a sustentabilidade destas comunidades e dos seus modos de vida. Contudo, os jovens que habitam espaços rurais não são tantas vezes investigados, não só por serem cada vez mais uma minoria, mas também porque existe uma assunção de que uma cultura globalizada comum uniformiza as experiências independentemente dos contextos locais. Para lá da polarização de narrativas de vidas rurais como idílicas ou deficitárias, este projeto propõe investigar as capacidades e experiências dos jovens habitantes em dois municípios do interior, em relação aos incêndios florestais e aos seus lugares. A abordagem das capacidades na formulação de Martha Nussbaum enquadra teoricamente o projeto, que propõe explorar de que forma o ambiente atua como fator de conversão na qualidade de vida dos jovens rurais. A metodologia proposta é longitudinal e multimodal, abrangendo entrevistas contextuais com instituições, análise documental, entrevistas biográficas com os participantes e metodologias criativas.”
Duração: 14-05-2020 a 28-02-2021
Financiamento: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Coordenação: Consultores e analistas da PRM Market Intelligence, liderada por Laura Sagnier, Alice Ramos (ICS-ULisboa), Evelia Alvarez (ISCTE)
Sumário: «Os jovens em Portugal, hoje» é uma investigação pioneira, tanto pela amplitude da população-alvo que representa (2,2 milhões de jovens entre os 15 e os 34 anos que residem em Portugal) como pela diversidade das temáticas investigadas (os valores e as formas de ser perante a vida, a família de origem, os amigos e a pessoa parceira, a formação, o trabalho pago, os hábitos que têm, o que pensam em relação a questões como o trabalho, a mobilidade, a maternidade ou a paternidade, a política, o meio ambiente, a pressão social que sentem, até que ponto se sentem felizes, se sofreram alguma situação de discriminação, entre outras). É também pioneira pelas metodologias de análise utilizadas, que permitem compreender em profundidade não só as várias questões que foram colocadas aos jovens no questionário como também o modo como estas se inter-relacionam, e até inferir respostas a questões a que os jovens não teriam conseguido responder caso lhes tivesse sido colocada uma pergunta direta na altura da entrevista.
Duração: 2019-2023
Financiamento: COST Action CA18213
Coordenação: Francisco Simões (ISCTE-IUL)
Equipa: Maria Manuel Vieira (management committee substitute); Tatiana Ferreira (OPJ ICS-ULisboa)
Sumário: the scope of this COST action is entirely novel. It focuses on a specific NEET subgroup, rural NEETs, one that is highly vulnerable to social exclusion, but clearly understudied. Approach: some research projects have been developed and supported over the past decade in Europe in the NEETs’ field (e.g. The European Research Network on Transition in Youth), but all of them have been based on individual, domain-specific approaches, or a limited set of countries and disciplines. Moreover, some countries (especially those in Eastern Europe) have been underrepresented in this type of initiative. To address this limitation, RNYN aggregates a diverse range of scholars with a sound record of national research on NEETs. Some of them (e.g. Poland, Italy and Romania) are responsible for reports and policy-briefs that have informed national policies. Some of the proponents have already started advancing knowledge about rural NEETs’ specific vulnerabilities in their countries, leading to international peer-reviewed publications. In some cases, international collaboration regarding potential thematic priorities (e.g. involvement of rural NEETs in agriculture) has already been initiated, involving proponents from some Eastern European countries in deep connection with European policies (Common Agricultural Policy). These research efforts have often involved local/regional/national policy makers and public/private service deliverers. However, they still lack a common theoretical ground, which can cut across different levels of risk (from individual ones to those related to support systems) affecting rural NEETs’ inclusion/exclusion. This action complements national research programmes, while creating a network of researchers and contributing to exchanges with other stakeholders in co-building an evidence-based policy to support understanding of the rural NEETs’ field.
Financiamento: COST Action (Ref: OC-2018-2-23297), H2020 programa EC.
Entidades envolvidas: participants for several countries: Bulgaria, Chipre, Check Republic, Germany, Greece, Hungary, Italy, Moldavia, Poland, Portugal, Romania, Slovakia, Bosnia and Herzegovina, Croatia, Spain, Turkey.
Website: https://www.cost.eu/actions/CA18213/#tabs|Name:overview
Duração: 02-12-2019 a 02-02-2022
Financiamento: Programa Horizonte 2020, programa de investigação e inovação, da União Europeia, através do contrato No 867466/European Commission – Research Executive Agency (EC-REA)
Coordenação: Sinead D’Silva, Simone Tulumello
Parceria: Colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. (PT)
Sumário: Esta investigação centra-se em como, em dois contextos – no Norte Global em Lisboa e no Sul Global em Goa – os jovens negociam paisagens de turistificação e neoliberalização que se relacionam com os seus futuros. O redesenvolvimento urbano exponencial, as mudanças climáticas e o capitalismo intensificado manifestam-se em ambos os lugares através de mudanças feitas para acomodar uma economia focada na promoção do turismo. A austeridade em Portugal e o incentivo a empregos centrados no turismo em Goa resultaram na saída de jovens em busca de emprego noutro local. No entanto, uma grande parte continua a permanecer nessas geografias e a trabalhar pela indústria do turismo que, paradoxalmente, os gentrifica. Esta pesquisa tem objetivo de compreender como os jovens entendem o seu futuro por meio de novas economias gigantes em cenários de empregos em rápida mutação, enquanto, ao mesmo tempo, abrem espaço para si mesmos ao negociar esse ambiente – eles, portanto, resistem ao mesmo tempo que existem. O projeto considera conflitos potenciais e entendimentos compartilhados, ao mesmo tempo que dá sentido aos emaranhados de culturas de emprego para jovens, considerações futuras e a relação com um senso de lugar. Compartilhar uma história, embora de colonialismo, (Portugal colonizou Goa de 1510 até 1961, após o que esta última foi assumida pela Índia) cria uma nova perspetiva do Norte-Sul Global, bem como uma dinâmica pós-colonial que está ausente do conhecimento existente. O projeto utiliza uma abordagem de estudo de caso transcultural, com métodos de pesquisa qualitativa em consonância com a etnografia crítica.
Palavras-chave: estudos da juventude, trabalho na sociedade, futuro dos jovens, sentido de pertença
Duração: Abril-Outubro 2019
Financiamento: Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P.
Entidades envolvidas: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.
Coordenação: Maria Manuel Vieira (OPJ ICS-ULisboa)
Equipa: Lia Pappámikail, Tatiana Ferreira (OPJ ICS-ULisboa)
Sumário: Este estudo tem como objetivo identificar boas práticas de organizações com iniciativas para dar resposta a jovens NEEF (que não estudam, não trabalham, não frequentam nenhuma formação), nem se encontram inscritos no IEFP, I.P. e pretende identificar e recolher informação sobre projetos, instituições, respostas sociais, metodologias ou ferramentas que, atualmente ou num passado recente, tenham apresentado resultados na mobilização e integração dos jovens no sistema educativo ou no mercado de trabalho.
Coordenação: Verónica Policarpo
Equipa: Ana Nunes de Almeida, Teresa Líbano Monteiro, Mónica Truninger, Leonor Bettencourt Rodrigues, Marta Rosales.
Entidades envolvidas: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Data: 01/10/2018 a 30/09/2021
Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/SOC 28415/2017)
Sumário: Este projecto visa compreender as relações entre crianças e animais de companhia, analisando as suas práticas afetivas, e discute os modos como estas se interligam com outras práticas, como as necessárias para tomar conta de um animal de companhia. Crianças e animais são considerados como co-produtores de um mundo comum, em que as fronteiras do que é considerado uma criança e um animal são construídas e permanentemente reconfiguradas. O projeto recorre a métodos qualitativos para explorar estas relações e as suas dimensões afetivas, no contexto doméstico e da interação adulto cuidador/criança. Às crianças será dada voz, pedindo-lhes que se coloquem na perspetiva dos animais de companhia. Estes serão observados, nas suas relações com as crianças, e com o mundo natural e material que os rodeia. O projeto também convoca os saberes e a participação de agentes relevantes ligados à infância e à vida animal: promotores de políticas públicas, professores, psicólogos, pediatras, veterinários, assistentes sociais e representantes das associações de bem estar animal.
Palavras-Chave: Crianças, Animais de companhia, Amizade, práticas afetivas
Website: http://humananimalstudies.net/pt/
Coordenação: Alice Ramos e Ricardo Rodrigues (ISCTE-IUL)
Equipa: Ana Nunes de Almeida e Vasco Ramos (ICS-ULisboa), Isabel Correia e Sibila Marques (ISCTE-IUL)
Data: 01/10/2018 a 30/09/2021
Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/SOC-SOC/30635/2017)
Sumário: A população europeia enfrenta múltiplos desafios no domínio da integração da diversidade social e cultural com impacto transversal às várias gerações, quer nos contextos nacionais, quer no plano das relações entre os diferentes países. Neste contexto, torna-se premente o mapeamento da prevalência e expressão dos valores humanos básicos nas sociedades, e do seu papel na formação das representações de justiça e das atitudes face a diferentes grupos sociais (idade, género, nacionalidade, etc.) e nas perspetivas dos indivíduos face ao crescimento pessoal e ao seu bem-estar. A pesquisa transnacional nestes domínios pode não só elucidar o conhecimento científico sobre o desenvolvimento e a relação entre estes fatores, como também informar as políticas públicas nacionais e europeias que visam a construção de sociedades mais inclusivas. No entanto, a investigação de âmbito transnacional tem-se focado exclusivamente na população jovem-adulta, negligenciando a perspetiva das gerações mais novas. Dado que a formação e o desenvolvimento dos valores humanos básicos, das representações de justiça e das atitudes sociais se iniciam na infância e são informadas culturalmente, torna-se premente a realização de pesquisa transnacional com esta população.
O presente projeto procura responder a esta necessidade, propondo mapear os valores humanos básicos de crianças e jovens (6-14 anos) e a sua associação com outros fatores centrais para um melhor entendimento das dinâmicas atuais, e antecipação das dinâmicas futuras, de inclusão e exclusão no espaço europeu. Este projeto permitirá, ainda, analisar o papel dos processos de socialização em contexto familiar na formação e desenvolvimento dos valores humanos. A equipa reunirá especialistas, do ICS e do ISCTE- IUL nas áreas da sociologia e da psicologia social, que desenvolvem a sua pesquisa com crianças e jovens. O presente projeto dará um contributo fundamental para o desenvolvimento do estado-da-arte sobre a formação e desenvolvimento dos valores humanos em crianças e jovens e o papel da cultura nesse processo, numa perspectiva comparativa internacional.
Objetivos: O principal objectivo do CLAVE consiste em mapear os valores humanos básicos de crianças e jovens adolescentes (6-14 anos) e analisar o seu impacto nos sentimentos de crescimento pessoal e bem-estar das crianças em contexto familiar e escolar. Paralelamente, o CLAVE visa avaliar o impacto dos valores nas representações de justiça e na formação de atitudes em relação a diferentes grupos sociais (idade, sexo, nacionalidade, etc.). Assim, o CLAVE propõe-se estudar o papel que a família, os professores e os pares/amigos desempenham na formação dos valores nas crianças e nos adolescentes, analisar até que ponto essas influências são conflituantes entre si, e em que medida são percebidas como tal pela criança/adolescente. Esta análise permitirá desenvolver uma compreensão mais integrada dos processos de socialização envolvidos na formação e desenvolvimento dos valores, mas também das consequências que o possível conflito de valores com familiares, professores e amigos possam ter no sentimento de crescimento e bem-estar pessoal, e no seu grau de desenvolvimento social, e na forma como percepcionam o mundo à sua volta, nomeadamente no que se refere à percepção de processos de inclusão e exclusão social. Pretendemos, assim, contribuir para o desenho de políticas públicas e intervenções que visem promover atitudes sociais positivas e a inclusão da diversidade social no contexto escolar
Coordenação (central): Carolina Moreno, Universidade de Valencia (ES)
Coordenação: Ana Delicado
Equipa: Mónica Truninger e Roberto Falanga
Entidades envolvidas: Universidade de Valencia (ES), Karlsruhe Institute of Technology (DE), Universidade de Travna (SK), OBSERVA (IT), FyG Consultores (ES), Danmar Computers (PL)
Data: 01/11/2018 a 31/10/2020
Financiamento: European Commission – Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Acção, no âmbito do Programa Erasmus + KA2 (Grant Agreement nº 2018-1-ES01-KA203-050827).
Sumário: No projeto PERSIST_EU será desenvolvido um instrumento para avaliar a qualidade da formação de ciência, focando especificamente como os pontos de vista dos alunos sobre determinados tópicos podem mudar depois de passar por essa formação. Os estudantes universitários são o grupo alvo perfeito para este projeto, especialmente dada a natureza transnacional do projeto. Os estudantes universitários estão habituados a práticas de aprendizagem, a um ambiente de base científica, são geralmente aberto a novas ideias e a métodos de aprendizagem baseados nas TIC e mais suscetíveis de mudar as suas opiniões se apresentarem factos e novas evidências empíricas. Os tópicos de formação com os quais validaremos a plataforma são da maior relevância, a saber, mudanças climáticas, vacinas, uso de medicinas alternativas, estratégias fitossanitárias e segurança alimentar. O PERSIST_EU fornecerá também informações valiosas sobre as diferenças nacionais, culturais, de género, socioeconómicas ou mesmo relacionadas com a língua entre estudantes universitários da UE, que serão resumidas num livro digital.
Objetivos:
Objetivos específicos
- Produzir um método de avaliação baseado em TIC para o ensino de ciências entre estudantes universitários que possa ser aplicável no futuro para qualquer atividade de ensino e, potencialmente, para qualquer nível educacional. A plataforma será capaz de avaliar o que ou quem influencia os alunos ao decidir questões relacionadas à ciência e se ela é baseada em evidências científicas ou evidências casuísticas.
- Melhorar os conhecimentos para a apropriação social da ciência dos estudantes universitários em toda a UE sobre tópicos específicos de influência social substancial: alterações climáticas, vacinas, o uso de medicinas alternativas, estratégias fitossanitárias e segurança alimentar.
- Analisar as diferenças regionais, de gênero e culturais dos estudantes universitários em relação à apropriação social da ciência. Para o efeito, as atividades (seminário, workshop) serão realizadas em cinco países da UE, dois países da Europa Central (Alemanha, Eslováquia) e três países do sul da Europa (Portugal, Espanha e Itália). Portanto, garantimos a cobertura de diferenças relacionadas a questões sócio-geopolíticas.
Palavras-Chave: Ciência, Estudantes universitários, Alterações climáticas, Vacinas
Coordenação: João Graça
Equipa: Mónica Truninger (ICS-ULisboa), Cristina Godinho (ISCTE-IUL), Markus Vinnari (University of Helsinki), Lúcia Campos (ICS-ULisboa), David Guedes (ICS-ULisboa)
Entidades envolvidas: Instituto de Ciênciais Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
Data: 01/12/2018 a 31/10/2021
Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FCT, FEDER; Referência do projeto LISBOA-01-0145-FEDER-029348)
Sumário: Uma transição para dietas com menor consumo de carne, e mais baseadas em alimentos de origem vegetal, é importante para responder a desafios globais de sustentabilidade e saúde na alimentação. No entanto, esta transição deverá implicar uma profunda mudança social. Evidências recentes apontam para a presença de barreiras estruturais em relação à adoção de dietas de base vegetal, e largos segmentos de consumidores não estão dispostos a alterar os seus hábitos de consumo de carne, mesmo reconhecendo benefícios associados a dietas de base vegetal.
Objetivos: O projeto SUSTAINMEALS adota uma abordagem integrada na promoção em larga escala, ao nível nacional, de mais refeições saudáveis e sustentáveis de origem vegetal. O projeto foca-se em variáveis individuais, ao nível do consumidor, e em variáveis partilhadas ao nível dos contextos de refeição, com dois objetivos imediatos. O primeiro objetivo consiste em compreender como encorajar os consumidores – e capacitar os serviços de restauração coletiva – para transitar rumo a mais refeições saudáveis e sustentáveis de origem vegetal. O segundo objetivo é desenhar e testar um guia de recursos que traduza este conhecimento para a prática.
Indo ao encontro destes objetivos, o projeto direciona-se aos serviços de refeições de todas as escolas públicas do país. Enquadra-se na transição, e janela de oportunidade, que surge com a aprovação parlamentar a regular a oferta de refeições de origem vegetal nas cantinas das escolas públicas. Em duas fases, que incluem cinco tarefas, o projeto irá desenvolver um quadro metodológico para mapear barreiras e facilitadores desta transição, e recorrer a uma ferramenta de desenho de intervenções para desenvolver a capacidade dos serviços – e encorajar a escolha, aceitação e avaliação positiva dos consumidores – em relação a refeições de origem vegetal.
Palavras-Chave: Consumo sustentável, Promoção da saúde, Dietas de base vegetal, Refeições escolares
Website: https://www.sustainmeals.org/